Uma saborosa experiência gastronômica
Trancoso é um lugar onde se come muito bem e, bem perto do Quadrado, o restaurante Maritaca é um dos estabelecimentos mais prestigiados pela boa comida, ambiente acolhedor e atendimento exemplar. O estabelecimento foi inaugurado em 2001, pelo casal Márcia e Luiz Alfredo Taliberti, e logo se tornou um grande sucesso entre os moradores e frequentadores da região. “Inicialmente, meu marido veio fazer um investimento imobiliário e resolvemos abrir um lugar bacana que fosse um ponto de encontro para as pessoas. Assim nasceu o Maritaca”, recorda Márcia.
O cardápio é bastante tradicional e diversificado, unindo elementos de gastronomia italiana, hambúrgueres, sanduíches e frutos do mar. As pizzas são as especialidades da casa, entre elas, a de aliche (um peixe do Mediterrâneo, conservado em meio salgado) e a de carpaccio. Outros pratos preferidos da clientela são o polvo com palmito e os risotos e vale ainda destacar que as massas, como o nhoque e o ravióli, são frescas e produzidas na casa. “Buscamos fornecedores em diversas partes do Brasil para conseguir os melhores ingredientes para a nossa cozinha”, garante a proprietária. Já nas sobremesas, o suflê de goiabada com requeijão cremoso ou o petit gateau de doce de leite são opções imperdíveis.
Há alguns anos, o casal também investiu na abertura do Empório Maritaca. Lá, os clientes podem adquirir produtos de alta qualidade, como azeites especiais, bottarga (ovas de esturjão ou tainha), foie gras, entre outros itens. “Nos inspiramos nos melhores empórios de São Paulo para criar esse espaço”, comenta Márcia.
O Maritaca funciona durante o ano todo, sempre no horário do jantar e, para garantir o melhor atendimento, o casal Taliberti conta com cerca de 20 colaboradores. “Recebemos pessoas de todos os lugares, famílias, brasileiros e estrangeiros, e, principalmente, moradores de Trancoso. Promover uma experiência única e inesquecível com uma boa comida e atendimento de primeira é fundamental para nós e é o motivo para estarmos aqui há tantos anos”.